PDCEW – Programa de Desenvolvimento para a Comunidade Escolar Waldorf


Convida para o segundo Encontro Virtual com Beth Cerri em 14 de maio às 17h



O que precisamos transformar para fortalecer a comunidade Waldorf nestes tempos críticos?

Nosso convite é neste encontro virtual, via Zoom, trocarmos as boas iniciativas que fizemos em nossas comunidades para nos inspirarmos mutuamente e ampliarmos nossa capacidade de agirmos com sabedoria em nossas Comunidades Escolares Waldorf.

Esperamos por você! (mesmo se você não esteve presente no primeiro encontro)

Mediação: Elizabeth Cerri

Consultora independente. Master em Consultoria pelo CLH e Steden University - Holanda. Formação em Mediação de Conflitos e CNV pela Trigon – Alemanha. Coordenadora e docente na Formação de Mediadores Organizacionais, Liderança Integrativa e Técnicas Sistêmicas no Brasil em parceria com a Trigon - Alemanha e Ecosocial. Coach pela metodologia Counseling-Helping Conversation, Inglaterra. Formou-se em Artes Plásticas e Pedagogia Waldorf. Pós graduou-se em Orientação Educacional, Aconselhamento Psicológico e Administração. Fundou a Escola Waldorf Francisco de Assis onde foi professora de classe e gestora por 17 anos. Co fundadora da FEWB. Foi coordenadora por 9 anos do PDAEW e atual coordenadora do PDCEW.

Somos todos um! Somos todos cogestores.

Quinta-feira 14/05 das 17h às 19h.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas, inscreva-se no link:
https://tinyurl.com/ycuqwy5m

Nos vemos lá,
PDCEW

Caros colegas Representantes de Regionais

Esperamos que vocês estejam bem de saúde junto a seus familiares!

Tempo de Covid 19, tempos de mudanças e grandes aprendizagens!

O grupo de Educação Infantil da Diretoria da FEWB, juntamente com Alcir e Cristina, se reuniu para organizar o próximo encontro das Representantes de Regionais previsto para este semestre. Com a experiência que estamos adquirindo com as reuniões virtuais gostaríamos de compartilhar que estamos impressionados com a grandeza de nossa abrangência como pedagogia e nossa limitação para zelarmos por um todo tão grande.

Assim, retomamos os encaminhamentos de nossa última reunião que aconteceu em agosto de 2019 e vimos que algumas das demandas ali colocadas encontram eco com o que vimos pensando, estimulados por esses novos tempos e por esta possibilidade de encontros virtuais.

Pensamos que, agora com o uso do meio virtual para nosso encontro, temos uma diminuição considerável nos custos. Fruto dessa percepção e, ouvindo o que vocês colocaram sobre as dificuldades de realizar seu papel como representantes de grandes regiões territoriais, percebemos a possibilidade de ampliar de maneira experimental, nossa rede de representações neste momento.

E como faríamos isso?

Sugerimos fazer uma reunião de Representantes REGIONAIS ampliada no dia 15 de maio das 14h às 17h pela Plataforma adquirida pela FEWB, o ZOOM.

Como funcionaria esta ideia?

1) São convidadas para esta reunião as 9 Representantes de Regionais do Brasil, conforme estabelecido pelo estatuto da FEWB. Porém, para este encontro, pensamos em abrir o convite para COLABORADORES de cada uma das representantes nos estados formando uma representação ampliada.
Exemplo: Regional Centro Oeste representa 3 estados, para este encontro, se a representantes tem pessoas de referência (COLABORADORAS de apoio) nos estados, poderia convidar uma professora por estado.

* Importante lembrar que isso já acontece em Regionais de grandes dimensões territoriais como a regional São Paulo capital que reúne 42 escolas.

2) Sobre os/as COLABORADORES - podem ser professores de jardins particulares e/ou de escolas associativas e, também de entidades sociais e/ou escolas waldorf em Parceria Público Privada (conveniadas com as prefeituras). Acreditamos que esta é também uma oportunidade de ampliarmos nosso diálogo.

Qual seria a pauta?

MOMENTO 1 -Dialogar e trocar sobre:
Como estão sendo desenvolvidos os trabalhos das Regionais de Educação Infantil?
Quais são os desafios que enfrentamos nesse momento atual?
De que necessitamos?

MOMENTO 2 – Novo projeto para Regionais pela FEWB

MOMENTO 3 – Encaminhamentos
Para isto precisamos que cada Representante de Regional indique seu (s) colaboradores ligados a regional.

Esperamos nos encontrar em breve para tratarmos pontos importantes de nossa agenda neste momento. Desde já agradecemos sua compreensão e envolvimento para a realização deste evento.

Até breve!

Aguardamos seu retorno!

Silvia Jensen e Janaína Rezende

EVENTOS ANTERIORES

PDCEW Convida para um Encontro Virtual com Beth Cerri

O que precisamos transformar para fortalecer a comunidade Waldorf nestes tempos críticos?
Nosso convite é para um encontro virtual, via Zoom, de trocas entre os cogestores, para nos inspirarmos mutuamente de maneira que possamos ampliar nossos horizontes de ações para o que virá.

Mediação: Elizabeth Cerri
Consultora independente. Master em Consultoria pelo CLH e Steden University - Holanda. Formação em Mediação de Conflitos e CNV pela Trigon – Alemanha. Coordenadora e docente na Formação de Mediadores Organizacionais, Liderança Integrativa e Técnicas Sistêmicas no Brasil em parceria com a Trigon - Alemanha e Ecosocial. Coach pela metodologia Counseling-Helping Conversation, Inglaterra. Formou-se em Artes Plásticas e Pedagogia Waldorf. Pós graduou-se em Orientação Educacional, Aconselhamento Psicológico e Administração. Fundou a Escola Waldorf Francisco de Assis onde foi professora de classe e gestora por 17 anos. Co fundadora da FEWB. Foi coordenadora por 9 anos do PDAEW e atual coordenadora do PDCEW.

Somos todos um! Somos todos cogestores.

Quinta-feira 23/04 das 17h às 19h.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas, inscreva-se aqui:
https://tinyurl.com/y8tnwlpj

Seminários Virtuais Dinheiro e Consciência 2020 acontecerão de 1º até 23 de abril de 2020

Para participar cadastre-se aqui.: https://dineroyconciencia.lat/events/ciclo-de-seminarios-virtuais-dinheiro-e-consciencia-2020/.

Num momento de grande conexão global, o presidente da Fundación Dinero y Conciencia, Joan Melé, e a equipe da Banca Ética Latinoamérica convidam você para a série de Conferências Virtuais Dinheiro e Consciência (ao vivo) que estarão disponíveis do dia 1º até 23 de abril de 2020.
No seminário, Joan Melé ao lado de convidados especiais da América Latina abordarão questões atuais sobre os desafios urgentes da humanidade. São eles:

"Saúde individual, saúde social" com Dra. Ana Paula I. Cury, médica pela Universidade de São Paulo com formação complementar em medicina antroposófica.
Quinta-feira, 02 de abril às (15:30 CO / 17:30 CHI/ ARG & BR)

"Nossa ligação com a terra" (convidado a confirmar).
Quinta-feira, 09 de abril às (15:30 CO / 16:30 CHI / 17:30 ARG & BR)

"Coragem e a transformação do medo" com Mariano Kasanetz, sacerdote da comunidade de cristãos.
Quinta-feira, 16 de abril às (15:30 CO / 16:30 CHI / 17:30 ARG & BR)

"Banca Ética Latinoamérica e os desafios estruturais do continente" com Sebastián Cantuarias, diretor-executivo da Fundación Dinero y Conciencia, que encerrará este ciclo de conferências virtuais.
Quinta-feira, 23 de abril às (15:30 CO / 16:30 CHI / 17:30 ARG & BR)

Além dos seminários, o Workshop Online Dinheiro e Consciência será realizado por Joan Melé a partir de 07 de abril, terças e quintas-feiras às 08:00 CO / 9:00 CHI / 10:00 ARG & BR ou a partir de 08 de abril, quartas e sextas-feiras às 11:00 CO /12:00 CHI / 13:00 ARG & BR, durante três semanas.
Neste novo formato, virtual, o Workshop Dinheiro e Consciência terá 6 sessões de uma hora e meia cada.
Para participar em uma das opções do workshop cadastre-se aqui. https://dineroyconciencia.lat/events/ciclo-de-seminarios-virtuais-dinheiro-e-consciencia-2020/

Além dos seminários e dos workshops, haverá Reuniões Setoriais, onde as equipes de Doble Impacto apresentarão o modelo de financiamento e as possibilidades que surgem a partir da visão da Banca Ética Latinoamérica.

Entre os setores convocados estão o da sociedade civil, alimentação saudável, agricultura orgânica, cultura e entretenimento, saúde e turismo sustentável, e, aqueles relacionados com a questão urbana.

Cientes de que o nosso trabalho para construir uma Banca Ética no continente terá de superar grandes desafios, estamos convencidos, hoje mais do que nunca, de que o mundo exige uma nova economia.

Te encontramos na Rede!

O VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf acontecerá em Belo Horizonte de 18 a 24 de julho de 2020, e tratará o tema:
O Enigma do Eu no Desenvolvimento do Ser Humano.

As inscrições em breve!

A Seção Pedagógica indica a bibliografia básica para o preparo dos professores:
1. Steiner, Rudolf. O limiar do mundo espiritual. São Paulo: Antroposófica, 1994.
2. Zech, Prof. Dr. M. Michael. Gestando o Eu. In: Periódico nº 69/70. São Paulo: FEWB, fevereiro de 2016. (site da FEWB)
3. Prokofieff, Sergej. O destino do Eu na era do Cristo etérico. Tema para o ano 2010/2011. Sociedade Antroposófica. (Clique aqui para baixar o pdf)

Para a bibliografia completa, acesse o link: Bibliografia VI Congresso Brasil 2020

Encontro Brasileiro de Educação Infantil Waldorf acontecerá em São Paulo de 07 a 10 de abril de 2020, e tratará o tema:
Preservando a Infância através do Brincar e da Imitação

As inscrições estão abertas no link: https://encontrobrasileirode.eventize.com.br/index.php?pagina=1.

Teremos como palestrantes principais Luiza Lameirão, com o tema: "A Imitação e sua Importância" e Lydia Hortélio, com o tema: "O Brincar e a Cultura da Criança: significado e importância". Os brincantes Adelsin e Lucilene Silva nos presentearão com vivências de brincadeiras tradicionais da infância, resgatando a cultura popular através das cantigas de roda brasileiras e das rodas de verso; Paula Levy traçará o histórico do surgimento do primeiro Jardim Waldorf no mundo e Silvia Jensen abordará o tema sobre o futuro social da criança.
O encontro é aberto a professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e demais interessados.

Colégio Rudolf Steiner - Santiago de Chile

19 a 24 de Julho 2020